Área responsável pela prevenção, avaliação, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações associadas. Neste contexto, a comunicação abrange todos os processos relacionados com a compreensão e produção da linguagem escrita e falada, assim como todas as formas de comunicação não-verbal.
O terapeuta da fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, tratamento e estudo científico da comunicação humana e problemas relacionados. A avaliação e o tratamento englobam: crianças, jovens e adultos com alterações nas seguintes áreas da comunicação.
Áreas de intervenção:
Comunicação
Articulação
A articulação verbal é a produção de fonemas (vogais e consoantes) através de um conjunto de movimentos coordenados dos órgãos fonoarticulatórios (língua, lábios e mandíbula, entre outros). Qualquer alteração a este nível vai interferir com a inteligibilidade do discurso (a sua clareza, a capacidade dos outros o perceberem).
Linguagem
A linguagem pode ser verbal (oral e escrita) ou não verbal (por exemplo com gestos). Quando existem dificuldades na aquisição da linguagem ou a pessoa a perde após a adquirir, fica, de certa forma, isolada dos que a rodeiam, pois a sua capacidade de comunicação fica comprometida.
Fluência
Fluência é a facilidade de encadear os sons, sílabas ou palavras da linguagem oral. Chamamos gaguez à perturbação do ritmo e fluência da expressão verbal. A gaguez é caracterizada por repetições ou prolongamentos involuntários, audíveis ou silenciosos, na emissão de pequenos elementos da fala (sons, sílabas e palavras monossilábicas). As interrupções no débito verbal existentes têm uma significativa variação em função das condições de interacção social.
Voz
A voz consiste no conjunto dos sons produzidos pelo Homem, a partir do som resultante da vibração das pregas vocais que é, depois disso, modificado pelos órgãos ressoadores. A voz identifica a pessoa quanto à sua idade, sexo, estrutura física, raça, características da personalidade e estado emocional. As perturbações que surgem na sua produção podem ter diversas origens.
Deglutição
A deglutição (acto de deglutir, engolir) é uma actividade neuro-muscular complexa. Algumas crianças apresentam dificuldades na sua realização (disfagia), as quais podem estar relacionadas com alterações da oclusão dentária, da postura da língua, etc. Esta função pode também ser alterada após a sua aquisição, nomeadamente em adultos, sendo neste caso um problema de origem neurológica.
Rouquidão
Afonia
Cansaço vocal
Gaguez
Alimentação
Alterações da mastigação e deglutição
Motricidade orofacial
Respiração oral
Alterações estruturais
População Alvo:
O terapeuta da fala intervém junto de pessoas de todas as idades com problemas da fala, da voz, e da linguagem oral e escrita, com o objectivo de melhorar a sua capacidade de comunicação.